Resumo:
Pensando no futuro e necessitando de uma melhora urgente quanto à emissão de
gases poluentes na atmosfera, o governo brasileiro pressionado por sua
população e por estudiosos e atendendo uma busca incansável por derivados
médios de petróleo como o óleo Diesel vem conseguindo diminuir os impactos ao
meio ambiente e inovar com produtos menos poluentes como o óleo Diesel S-10.
Esse e outros tipos de óleo diesel tiveram um aumento na produção significativa
em relação aos demais derivados de petróleo. Grande parte deste aumento é
devido à crescente procura por óleo diesel no setor de transporte, tanto de carga,
impulsionado pelo desenvolvimento econômico; quanto de carros de passeio, por
políticas de subsídios em favor deste combustível. Nas últimas quatro décadas, o
consumo mundial por derivados de petróleo, salvo os períodos pós-choque dos
preços petrolíferos, tem assumido uma trajetória ascendente, impulsionado pelo
crescimento e modernização econômica, principalmente nos países em
desenvolvimento. Neste contexto, surgiram algumas preocupações econômicas e
ambientais que induziram, em alguns setores, a substituição de produtos refinados
por alternativas renováveis e/ou menos poluentes, tais como a substituição do
óleo combustível pelo gás natural, no setor industrial; e as energias nucleares e
renováveis, no setor elétrico. Esta pesquisa de cunho bibliográfico envolve a
avaliação dos impactos associados à introdução da especificação de óleo diesel
S10 para o refino brasileiro. Objetiva diagnosticar a redução na emissão de
poluentes do óleo S10 ao meio ambiente e ainda: apontar as reduções de
emissões de gases ao meio ambiente; mostrar suas aplicabilidades,
desenvolvimento, vantagens e desvantagens; comparar o diesel S10 com o diesel
S500. Para a realização deste trabalho utilizou-se os métodos de Gil (2007),
Lakartos e Marconi (2009), por se tratar de uma pesquisa bibliográfica.
Descrição:
SILVA, Alisson Renan Santos. A utilização do óleo diesel S10: redução na emissão de poluentes ao meio ambiente. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.