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O presente trabalho foi desenvolvido ao término do Curso de Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares, aplicando conhecimentos adquiridos ao decorrer do curso no campo de trabalho de qualquer professor: a escola. É lá onde o ensino e a aprendizagem acontecem e foi lá onde esse trabalho foi desenvolvido com o objetivo de traçar um retrato da escola onde foi concebido e melhorar em algum aspecto a realidade encontrada. Entrevistou alunos do ensino médio e levantou dados documentais e estruturais a respeito da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Odilon Alves Pedrosa, na cidade de Sapé – PB e do ensino de química nessa instituição. Com base nos estudos de educadores como Barreto (2001) e Vargas (1994), dados estatísticos oficiais produzidos pelo IBGE e leis e documentos oficiais que regem a educação nacional, após a diagnose da escola e dos métodos educacionais habitualmente praticados na escola campo, foi desenvolvido o trabalho que se propõe a resgatar recursos didáticos e práticas pedagógicas que mostrem alguma eficiência no ensino e aprendizagem assim como aplicar novas tecnologias educacionais no ensino de química. Para isso usou-se nas aulas de química, recursos variados: álbum seriado, balança digital, cilindros de vidro, programas computacionais: build an atom, crocodile chemistry,acd/chemsketch; banner, vídeo aulas, reportagem em vídeo, projetor e notebook. Desenvolvida entre janeiro e setembro de 2014, esta pesquisa constatou fatos esperáveis por já serem conhecidos problemas da educação nacional, como laboratório de química sucateado e livros didáticos subutilizados, mas também aponta fatos surpreendentes, como a inquestionável facilidade de manuseio dos programas computacionais por parte dos alunos, mesmo quando se trata de programas nunca vistos antes por eles. |
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