Resumo:
Nos dias atuais, é produzido um número exorbitante de documentos nas instituições,
sejam elas públicas ou privadas, provocando o acúmulo desordenado dos
documentos, dificultando a sua busca e recuperação. Estabelecer formas de
organização e padronização nos arquivos como prática de evitar o bloqueio do
acesso torna-se relevante para a administração das instituições. Com estes
provimentos, é que esta pesquisa teve como foco principal diagnosticar o acervo
documental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Joaquim Nabuco, como
forma de identificar subsídios para propor a organização do acervo. A metodologia
empregada classifica-se como empírica, utilizou-se da abordagem qualitativa, os
tipos de estudos foram caracterizados como exploratório e descritivo. Puderam-se
constatar os pontos de atrito entre o que encontramos in loco diagnosticado e o que
é apontado pela arquivística. Desse modo à pesquisa atingiu suas metas no que se
refere à propositura posta em seus objetivos. Assim, percebe-se que manter a
organização do acervo é primordial, visando mais eficácia e eficiência das atividades
desenvolvidas que concerne aos seguimentos impostos pela sociedade.
Descrição:
PINTO, H. A. D. Racionalização dos documentos no âmbito escolar: diagnóstico do acervo documental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Joaquim Nabuco. 2014. 98f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. [Monografia]