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Esta pesquisa refere-se aos jogos como um método de ensino, em que se expõem teorias
que podem ser usadas como suporte teórico para compreender tal método. O interesse
pelo tema surgiu devido à percepção de que o ensino de matemática precisa ser mais
dinâmico e significativo. A presente pesquisa é de cunho qualitativo, incluindo uma
pesquisa de campo. Está dividida em três capítulos: O primeiro descreveo parecer de
autores em relação à lucidez do jogo no ensino, ou seja, aos jogos integrados ao
processo de ensino-aprendizagem; o segundo refere-se ao jogo no ensino da matemática
e dá sugestões de jogos que o professor pode usar em sala de aula para trabalhar os
conteúdos matemáticos de modo eficaz e prazeroso; o terceiro apresenta uma análise
dos dados de desafios aplicados em uma turma de estudante da escola pública. O tema é
fundamentado em autores como: Kishimoto (1994), PCNs (2000), Leontiev (1991),
Vygotsk (1991), Fleming e Mello (2003), Moura (1992), Torrance (1992), dentre
outros, que defendem o uso de jogos como método de ensino de matemática, e que, ao
professor, compete estimular em seus alunos, a curiosidade, o pensamento
independente, motivando-os de modo que o aprendizado seja coerente, significativo e
concreto. Levanta-se também a concepção construtiva sobre os jogos, onde deixa claro
que o sujeito é ativo na construção do seu conhecimento através da interação com meio
e na relação que estabelece com os objetos e pessoas em sua volta. |
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