UEPB - Repositório Digital

Jogos e criatividade como recursos para o ensino de matemática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Egídio, Romão Batista
dc.date.accessioned 2014-11-21T16:47:27Z
dc.date.available 2014-11-21T16:47:27Z
dc.date.issued 2014-11-21
dc.identifier.issn CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6305
dc.description EGÍDIO, Romão Batista. Jogos e criatividade como recursos para o ensino de matemática. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa refere-se aos jogos como um método de ensino, em que se expõem teorias que podem ser usadas como suporte teórico para compreender tal método. O interesse pelo tema surgiu devido à percepção de que o ensino de matemática precisa ser mais dinâmico e significativo. A presente pesquisa é de cunho qualitativo, incluindo uma pesquisa de campo. Está dividida em três capítulos: O primeiro descreveo parecer de autores em relação à lucidez do jogo no ensino, ou seja, aos jogos integrados ao processo de ensino-aprendizagem; o segundo refere-se ao jogo no ensino da matemática e dá sugestões de jogos que o professor pode usar em sala de aula para trabalhar os conteúdos matemáticos de modo eficaz e prazeroso; o terceiro apresenta uma análise dos dados de desafios aplicados em uma turma de estudante da escola pública. O tema é fundamentado em autores como: Kishimoto (1994), PCNs (2000), Leontiev (1991), Vygotsk (1991), Fleming e Mello (2003), Moura (1992), Torrance (1992), dentre outros, que defendem o uso de jogos como método de ensino de matemática, e que, ao professor, compete estimular em seus alunos, a curiosidade, o pensamento independente, motivando-os de modo que o aprendizado seja coerente, significativo e concreto. Levanta-se também a concepção construtiva sobre os jogos, onde deixa claro que o sujeito é ativo na construção do seu conhecimento através da interação com meio e na relação que estabelece com os objetos e pessoas em sua volta. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Joelson Pimentel de Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Jogos educativos pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.title Jogos e criatividade como recursos para o ensino de matemática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta