Resumo:
Este trabalho aborda métodos ativos de ensino como um instrumento
fundamental para auxiliar o professor em sala de aula na prática das suas atividades, a
fim de obter um melhor resultado no estímulo à aprendizagem. O desafio de enfrentar a
dificuldade de assimilação dos conteúdos abordados no ambiente escolar, em especial,
no ensino da disciplina de química se faz necessária à buscas de métodos pedagógicos
para se chegar a uma melhor aprendizagem. O objetivo da pesquisa consiste em
verificar uma metodologia diferente para ensinar os elementos da tabela periódica,
através de uma atividade lúdica, e avaliar a eficácia de sua aplicação no processo
ensino/aprendizagem na disciplina de Química no primeiro ano do ensino médio. O
problema do estudo consiste na seguinte pergunta: quais são os benefícios da
aplicação de métodos de ensino ativos através de bingo químico em sala de aula? A
metodologia utilizada é um estudo de literatura e caso, o método é o caráter qualitativo
dedutivo, o instrumento de pesquisa foi um teste aplicado em duas salas de aula em
uma Escola Estadual, que está localizada na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, no
estado de Pernambuco no primeiro semestre de 2014, a pesquisa constatou que a
utilização de jogos e atividades recreativas no dia-a-dia da escola é de grande valor
pela influência que elas exercem nos estudantes, envolvedo-os emocionalmente na
ação, tornando-se mais fácil e dinâmico o processo de ensino e aprendizagem.
Descrição:
SILVA, J. P. da. Motivação e aprendizagem: a utilização de método pedagógico ativo no ensino de Química. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.