Resumo:
O arquivo permanente é uma unidade de informação dotado de fontes primárias (conteúdos informacionais) capazes de (re)construir a verdade a partir do patrimônio (acervo) histórico-cultural custodiado. No entanto, o arquivo permanente parece subexistir à sua própria condição, uma vez que, diferentemente da biblioteca e do museu, por exemplo, praticamente ainda não conseguiu conquistar a visibilidade social que lhe é devida. À sombra do desfavorecimento e à mercê de pré-conceitos que o representam como algo “morto”, o arquivo permanente é um lócus pedagógico em potencial, já que mantém a perspectiva do uso informação para a construção do conhecimento. Com base nisso, esta pesquisa objetiva caracterizar o processo de Difusão Cultural (DF) e Ações Educativas (AC) de documentação sobre afrodescendentes no Arquivo Histórico da Paraíba, partindo da hipótese de que os serviços de DF e AC sobre tal documentação maximizam o ensino-aprendizagem da história local e social. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa experimental, de abordagem qualitativa e tipologia descritivo-exploratória. Para o experimento, inserimo-nos nas aulas de história em uma turma do 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de João Pessoa. Executamos a DF através de um produto comunicacional (folder) e a AC a partir de uma visita ao arquivo explorando a documentação sobre escravos na Paraíba. Após a visita, os alunos fizeram um texto, sendo escolhido e premiado o melhor. A pesquisa mostrou que a relação arquivo-escola e arquivista-professor é essencial para a construção do conhecimento, desvelando o arquivo como fonte de informação e aquisição do saber. Portanto, a DF e AC amplia o processo de ensino-aprendizagem sobre a história social dos africanos na Paraíba, validando assim, a hipótese de pesquisa.
Descrição:
SANTOS, T. H. do N. Informação e etnia: difusão cultural e ações educativas
sobre a cultura africana no Arquivo Histórico da Paraíba. 2010. 110f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2010. [Monografia]