UEPB - Repositório Digital

O Uso do facebook como ferramenta pedagógica em sala de aula: um estudo de caso na Escola Estadual Napoleão Ábdon da Nóbrega

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pereira, Francisca Rejane Silva Cunegundes
dc.date.accessioned 2014-12-05T17:32:09Z
dc.date.available 2014-12-05T17:32:09Z
dc.date.issued 2014-12-05
dc.identifier.issn CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6376
dc.description PEREIRA, Francisca Rejane Silva Cunegundes. O Uso do facebook como ferramenta pedagógica em sala de aula: um estudo de caso na Escola Estadual Napoleão Ábdon da Nóbrega. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho é o resultado de um estudo de caso sobre o uso do Facebook como ferramenta pedagógica em sala de aula na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Napoleão Ábdon da Nóbrega, no município de São Mamede. Inicialmente, apresentou-se o avanço das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), a velocidade nas informações e o quanto a Educação tem sido influenciada por essa realidade tecnológica, resultado do crescimento da globalização, inserindo a tecnologia no cotidiano, inclusive escolar. Objetivou-se, principalmente, analisar como a inserção da rede social Facebookpode contribuir para o ensino da Língua Portuguesa nas turmas de 2.º e 3.º anos do Ensino Médio da Escola aqui objeto de estudo. Dessa forma, estruturou-se a fundamentação teórica deste trabalho em três tópicos, a saber: Novas Tecnologias na Educação, Mídias e práticas docentes e Uso do Facebook como ferramenta na Educação. A fim de identificar a utilização da rede social Facebook como ferramenta para contribuição no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, proporcionando aulas mais dinâmicas e participativas, bem comorelatar algumas possibilidades dos recursos de leitura e escrita dessa rede social(fóruns, grupos) como ferramenta pedagógica.O estudo revela as relações, frente às novas tecnologias, entre “imigrantes digitais” e “nativos digitais”. De um lado, a resistência de alguns professores nascidos antes da década de 1980 e de outro, a falta de concentração de alunos nascidos na era digital. Além disso, revelou-se a necessidade de ambos dialogarem no processo de ensino e aprendizagem para troca de experiências e uso pedagógico das novas tecnologias em benefício da Educação escolar. Destacou-se, também, a importância de oportunizar ao professor formação continuada sobre as TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), uma vez que elas estão presentes na Educação e o docente pode utilizá-las em suas práticas. Afinal, o professor é fundamental para que essas novas tecnologias entrem de forma pedagógica na escola. Esta pesquisa traz importantes contribuições para o assunto, porquanto se verifica que as novas tecnologias aliadas ao processo de ensino e aprendizagem favorecem a Educação escolar. Assim, com o presente trabalho, contatou-se a importância das novas tecnologias para a Educação, analisando-se, em especial, as contribuições nas aulas de leitura e produção de texto. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ericson Robson de S. Bernardo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Tecnologia em educação pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Redes sociais pt_BR
dc.subject Facebook em educação pt_BR
dc.title O Uso do facebook como ferramenta pedagógica em sala de aula: um estudo de caso na Escola Estadual Napoleão Ábdon da Nóbrega pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta