Resumo:
Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de ensino-aprendizagem de ética nos graduandos de Arquivologia das Universidades Estadual e Federal da Paraíba. Para isso, discute como a ética está relacionada com a formação arquivistica, tomando como ponto de partida a literatura da área acerca de ética e moral, ética profissional e formação profissional do arquivista com foco no ensino de ética e na importância do estágio. A pesquisa classifica-se como empírica, com uma abordagem qualiquantitativa, com tipologia descritiva e compreensiva. No percurso metodológico foi adotado o questionário para a coleta dos dados referente aos discentes concluintes e iniciantes, e a análise das ementas e planos de ensino das disciplinas de ética para investigar os docentes, abrangendo assim os dois pólos do processo ensino-aprendizagem. Os resultados sugerem que a opinião sobre ética dos graduandos recebe uma sutil influência do processo de ensino-aprendizagem de ética. Contudo, o ensino-aprendizagem pode não ser o único responsável pela postura ética dos discentes, pois a constituição ética dos indivíduos esta baseada no contexto familiar e social, e o ensino proporcionado pela formação acadêmica se apresenta como um elemento de aperfeiçoamento.
Descrição:
SOUZA, R. S. R. de. A influência do processo de ensino-aprendizagem de ética nas atitudes dos graduandos de Arquivologia. 2014. 112f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. [Monografia]