Resumo:
O mercado tem exigido dos profissionais das mais diversas áreas a ampliação de suas
habilidades e competências para que possam atender de forma eficaz as exigências
ocasionadas por mudanças sociais, econômicas e tecnológicas, que impactaram
consideravelmente a forma pela qual a informação arquivística é gerida, preservada e
disseminada. O objetivo desta pesquisa foi reconhecer as habilidades e competências
inerentes às funções desempenhadas pelo profissional de arquivo em uma Instituição de
Ensino Superior (IES) em João Pessoa. A pesquisa envolveu os 9 profissionais arquivistas que
estão ligados à Administração Geral da UFPB. A metodologia utilizada teve por base a
pesquisa exploratória com abordagem qualitativa e a pesquisa descritiva com abordagem
quantitativa, através de pesquisas bibliográficas e aplicação de questionário. Em relação às
competências e habilidades adquiridas no decorrer do curso, identificou-se que a utilização
das TIs, para agilizar e racionalizar os processos arquivísticos, é apontada como a habilidade
mais necessária para o desempenho das atividades arquivísticas dos servidores e que não
foram adquiridas no curso de graduação. Os resultados alcançados com a pesquisa encontra
respaldo na literatura no sentido de reafirmar a necessidade de equalizar a formação do
arquivista dotando-o de competências que atendam às exigências do mercado de trabalho
contemporâneo, onde as mudanças ocasionadas pela tecnologia exigem um novo perfil do
profissional da informação.
Descrição:
ANDRADE, T. S. de. Habilidades e competências do profissional arquivista em uma instituição pública de ensino superior em João Pessoa - PB. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. [Monografia]