Resumo:
A partir do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, dia após dia surgem
novas formas de comunicação e interação entre as pessoas. As redes sociais na
Internet fornecem um ambiente para interação virtual entre um grupo de pessoas,
posicionando-se como uma forma de extensão da presença física desse grupo. Com
a rápida disseminação dessas redes, surge a possibilidade de utilizar-se desse
mecanismo também no ambiente educacional. Entretanto, redes amplamente
divulgadas, tais como Facebook, Twitter e Orkut, não foram criadas com fins
pedagógicos e podem apresentar inconformismos quando usadas para tal, a saber:
dispersão dos alunos, exposição de conteúdo inadequado, e até mesmo falta de teor
pedagógico necessário. Nesse contexto, propomos neste trabalho a inserção de
redes sociais educacionais específicas para instituições de ensino. Partindo dessa
ideia, foi desenvolvida uma rede social educacional, denominada Schooling, para a
escola municipal Dr. Jarques Lúcio da Silva, localizada no município de São Bento –
PB, e posteriormente relatada e analisada a experiência inicial de professores e
alunos do projeto Mais Educação do Governo Federal. O relato é apresentado em
forma de interações diretas entre os participantes, que foram classificadas de acordo
com o tipo de capital social, definido como relacional, cognitivo ou normativo, e de
acordo com o nível de participação na rede, definido como ativa, reativa ou passiva.
Também foi investigada a opinião e a experiência de uso da rede com os
professores, através de um questionário quanti-qualitativo acerca de seu
conhecimento sobre as tecnologias digitais. Como forma de contribuir para a
inserção da rede social desenvolvida na escola, foi feito um treinamento técnicopedagógico
com os professores participantes, além de sugeridas atividades que os
mesmos poderiam realizar com seus alunos utilizando a rede social educacional.
Evidenciou-se com este trabalho o interesse e o uso das novas tecnologias digitais
das redes sociais em sala de aula, com enfoque educativo.
Descrição:
COSTA, F. E. A. O uso de Redes Sociais Educacionais como auxílio no processo de ensino-aprendizagem: uma abordagem em uma Escola Municipal. 2014. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.