UEPB - Repositório Digital

A Webfind como resposta à Webquest: trabalhando com o nativo da cibercultura

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Pablo Roberto Fernandes de
dc.date.accessioned 2015-02-02T13:02:08Z
dc.date.available 2015-02-02T13:02:08Z
dc.date.issued 2015-02-02
dc.identifier.other 21. ed. CDD 303.483 3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6568
dc.description OLIVEIRA, P. R. F. A Webfind como resposta à Webquest: trabalhando com o nativo da cibercultura. 2014. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A escola da atualidade tem enfrentando novos desafios, dentre eles o de estar inserida na cibercultura. Isso ocorre porque as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) têm se difundido cada vez mais rápido, e o professor, como também aluno desta escola, tem utilizado as novas tecnologias em seu cotidiano. Dessa cultura digital surgem também as gerações digitais: nativos digitais, imigrantes digitais e excluídos digitais. Tais grupos foram classificados assim após a década de 80, quando as TICs começaram a ser disseminadas pelo mundo. Relacionado a esta temática, o presente trabalho apresenta uma pesquisa caracterizada como um estudo de caso, realizada em uma escola de ensino médio da cidade de Patos-PB. Com objetivo de apresentar a WebQuest (WQ), criada pelo professor Bernie Dodge (1995), como uma metodologia que possibilita trabalhar com a geração digital, de forma que possam vivenciar um processo de ensino aprendizagem significativo, mediado pelas TICs na escola, como também propomos a técnica WebFind (WF) para responder a WQ. Para tanto, primeiramente investigou-se o perfil dos alunos e professores, utilizando como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionários com um universo de 121 alunos e 21 professores, para identificar se eram nativos, imigrantes ou excluídos digitais. E a partir disso analisar se a escola estava incluída no universo da cibercultura. Depois aplicou-se uma atividade que relacionou a metodologia WQ com a técnica WF. Ao final, ficou evidenciado que a escola pode ser considerada inserida na cibercultura e os alunos foram caracterizados como nativos e novatos digitais – termo sugerido nesta pesquisa para classificar àqueles que deixaram de ser excluídos digitais –. Os professores foram identificados como imigrantes e nativos digitais. Pudemos também concluir que a associação da WF com a WQ pode contribuir para a aprendizagem e para uma prática pedagógica significativa, utilizando as TICs no contexto atual da cibercultura na escola. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rosângela de Araujo Medeiros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Cibercultura pt_BR
dc.subject Nativo digital pt_BR
dc.subject Novato digital pt_BR
dc.subject WebQuest pt_BR
dc.subject WebFind pt_BR
dc.title A Webfind como resposta à Webquest: trabalhando com o nativo da cibercultura pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta