Resumo:
A falta de motivação é uma das grandes dificuldades que os alunos apresentam nas
aulas de matemática, especialmente quando se trata de trigonometria, sobretudo os significados
do seno e cosseno no Ensino Médio. Pensando em melhorias e na busca de proporcionar
interesses e ao mesmo tempo incentivá-los, decidi (junto com minha equipe do PIBID) estudar e
pôr em prática novas condições para que os alunos tenham uma melhor perspectiva e novos
ânimos no ensino da trigonometria. Assim, o objetivo para este trabalho é mostrar que o uso de
material manipulativo nas aulas de matemática proporciona motivação entre o aluno e o próprio
professor, neste caso, a compreender os conceitos trigonométricos. No entanto, pesquisei
métodos para construção desse conhecimento de maneira diferenciada e significativa para que
ao mesmo tempo, eu pudesse definir o conteúdo e incentivar os alunos. A atividade consistiu na
construção de conceitos da trigonometria, dentre eles, Semelhança de Triângulos, Teorema de
Pitágoras e Razões Trigonométricas. Assim, utilizando material manipulativo oferecemos uma
situação do dia a dia para sala de aula onde poderíamos enxergar o uso da trigonometria. O
material manipulativo era composto por maquetes de prédios de tamanhos diferenciados que
formavam triângulos retângulos quando apoiávamos mini escadas nos prédios (isso, pois o
problema consistia no salvamento de pessoas presas no topo do prédio em chamas, que por sua
vez precisava de uma escada para os bombeiros salvarem-nas) Além disso, no segundo
momento a atividade foi trabalhada em grupos, em busca de estimular debates entre alunos e
professores sobre os conteúdos observados.
Descrição:
MARQUES, M. N. D. O ensino de razões trigonométricas no triângulo retângulo: Uma experiência com material manipulativo a partir do PIBID. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.