UEPB - Repositório Digital

Análise da usabilidade do módulo discente do sistema de controle acadêmico da UEPB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cavalcante, Islanyo Klenyo Moreira
dc.date.accessioned 2015-02-04T11:49:44Z
dc.date.available 2015-02-04T11:49:44Z
dc.date.issued 2015-02-04
dc.identifier.other 21. ed. CDD 005
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6630
dc.description CAVALCANTE, I. K. M. Análise da usabilidade do módulo discente do sistema de controle acadêmico da UEPB. 2014. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A usabilidade visa a verificação da satisfação do usuário com a facilidade de interação e conforto para o uso de um sistema. Logo, em todo e qualquer sistema de comunicação insurge a necessidade de investigar sua qualidade e utilidade para os seus usuários específicos. Ressalta a importância de observar os critérios e princípios básicos da usabilidade, que permitem avaliá-la sobre um sistema interativo e identificar quais foram as qualidades da experiência de utilização, se foi satisfatória, agradável e útil, bem como possível violação destes critérios. Neste contexto foi identificado a ausência de estudos quanto a usabilidade do Sistema de Controle Acadêmico. Essa informação é importante porque poderá revelar as qualidades positivas ou negativas da usabilidade que o Sistema de Controle Acadêmico oferece aos discentes. Buscando contribuir para a solução desse problema, este trabalho discute aspectos relativos à aplicação do teste de usabilidade, especialmente focado na análise da usabilidade do módulo discente do Sistema de Controle Acadêmico da Universidade Estadual da Paraíba. Neste caso, o objetivo é identificar o grau de utilização desse sistema a partir dos alunos, se estes conseguem usar todos os recursos com eficiência e satisfação, a fim de encontrar possíveis problemas de usabilidade, com propósitos maiores de ampliar a comunicação entre docente e discente para além do recinto acadêmico. O trabalho ocorreu com uma abordagem quantitativa e qualitativa para a análise dos resultados, por meio de um roteiro de atividades na sequência de oito tarefas a serem realizadas, utilizando o site do Sistema de Controle Acadêmico da Instituição. O teste foi aplicado no mês de Maio de 2014, com a participação de sessenta e seis alunos distribuídos entre os cursos de Administração, Computação, Física e Matemática, realizado no laboratório de informática do Campus VII da Instituição. Após a realização do teste, comprovou-se a nítida violação de princípios básicos da usabilidade em algumas funcionalidades do sistema, tal como, o Princípio da clareza. Como resultado, verificou-se a importância do presente trabalho no que diz respeito a necessidade de uma verificação constante da usabilidade do sistema. Nesse sentido, poderá provocar novas mudanças significativas e capazes de promover melhorias no meio acadêmico, não apenas voltada para o acesso à informação por alunos, bem como na interação, comunicação e aprendizagem destes com o corpo docente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Pablo Ribeiro Suárez pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Análise de Usabilidade de Sistema pt_BR
dc.subject Sistema de Controle Acadêmico UEPB pt_BR
dc.subject Discentes UEPB pt_BR
dc.title Análise da usabilidade do módulo discente do sistema de controle acadêmico da UEPB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta