dc.description.abstract |
A usabilidade visa a verificação da satisfação do usuário com a facilidade de
interação e conforto para o uso de um sistema. Logo, em todo e qualquer sistema de
comunicação insurge a necessidade de investigar sua qualidade e utilidade para os
seus usuários específicos. Ressalta a importância de observar os critérios e princípios
básicos da usabilidade, que permitem avaliá-la sobre um sistema interativo e
identificar quais foram as qualidades da experiência de utilização, se foi satisfatória,
agradável e útil, bem como possível violação destes critérios. Neste contexto foi
identificado a ausência de estudos quanto a usabilidade do Sistema de Controle
Acadêmico. Essa informação é importante porque poderá revelar as qualidades
positivas ou negativas da usabilidade que o Sistema de Controle Acadêmico oferece
aos discentes. Buscando contribuir para a solução desse problema, este trabalho
discute aspectos relativos à aplicação do teste de usabilidade, especialmente focado
na análise da usabilidade do módulo discente do Sistema de Controle Acadêmico da
Universidade Estadual da Paraíba. Neste caso, o objetivo é identificar o grau de
utilização desse sistema a partir dos alunos, se estes conseguem usar todos os
recursos com eficiência e satisfação, a fim de encontrar possíveis problemas de
usabilidade, com propósitos maiores de ampliar a comunicação entre docente e
discente para além do recinto acadêmico. O trabalho ocorreu com uma abordagem
quantitativa e qualitativa para a análise dos resultados, por meio de um roteiro de
atividades na sequência de oito tarefas a serem realizadas, utilizando o site do
Sistema de Controle Acadêmico da Instituição. O teste foi aplicado no mês de Maio
de 2014, com a participação de sessenta e seis alunos distribuídos entre os cursos de
Administração, Computação, Física e Matemática, realizado no laboratório de
informática do Campus VII da Instituição. Após a realização do teste, comprovou-se a
nítida violação de princípios básicos da usabilidade em algumas funcionalidades do
sistema, tal como, o Princípio da clareza. Como resultado, verificou-se a importância
do presente trabalho no que diz respeito a necessidade de uma verificação constante
da usabilidade do sistema. Nesse sentido, poderá provocar novas mudanças
significativas e capazes de promover melhorias no meio acadêmico, não apenas
voltada para o acesso à informação por alunos, bem como na interação, comunicação
e aprendizagem destes com o corpo docente. |
pt_BR |