dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta uma pesquisa que teve como eixo temático a aprendizagem na
sociedade em rede. Desta forma, o principal objetivo é refletir sobre como os sujeitos
aprendem em um contexto baseado em conexões, discutindo como a filosofia do software
livre, organizada e baseada na lógica do compartilhamento, pode contribuir para novas formas
e estruturas de aprendizagem, principalmente em rede, que na atualidade acontece
exponencialmente no ciberespaço. Analisa também qual o papel da escola, dos professores e
do currículo, bem como dos programas governamentais que buscam implementar o uso da
informática no campo educativo, nesse contexto conectado. Para tanto, organizou-se uma
pesquisa bibliográfica de cunho exploratório, conforme a proposta de Gil (2008), embasandose
nas ideias de Lévy (1999) e Rüdiger (2013) para discutir o conceito de cibercultura e
ciberespaço, Castells (2005) para historicizar e analisar a sociedade em rede, Aguiar (2009),
Evangelista (2010) e Caminati (2013) para refletir sobre os preceitos filosóficos do software
livre e para pensar na escola desconectada, Kenski (1998, 2004), Aparici (2009, 2012) e
Almeida et al (2014). Por fim pôde-se verificar as contribuições do software livre para o
desenvolvimento da sociedade em rede, pois instaura uma inteligência coletiva que envolve
uma cultura de compartilhamento de conhecimentos e práticas, que podem ser utilizados no
contexto da escola atual, por meio das redes, buscando desconstruir as barreiras impostas
pelas correntes tradicionalistas de ensino. |
pt_BR |