Resumo:
Apresenta uma análise sobre a organização do arquivo público da Prefeitura Municipal de Picuí-PB, entre o período de 1978 a 2014, com a finalidade de identificar quais foram os avanços quanto a sua estrutura organizacional quanto à politica de preservação do acervo, quais os métodos aplicados para mantê-lo em boas condições de acesso, bem como as dificuldades presentes que o profissional enfrenta quanto à realização de tarefas que exigem a busca de informações de outrora, relativas à instituição como um todo quanto ao seu arquivo documental. Para coleta dos dados foi realizada uma entrevista não estruturada com funcionários da ativa e ex-funcionários da Prefeitura Municipal de Picuí-PB, a partir das informações obtidas foram realizadas reflexões que conduzem a um olhar amplo sobre a conduta do processo de organização dos documentos arquivistas tradicionais e os documentos arquivistas eletrônicos. A discussão em foco fundamenta-se à luz dos estudiosos Schellenberg, Jenkinson e Duranti que abordam pontos de vistas distintos a cerca da importância dos arquivos e sua função de caráter administrativo e/ou social. A pesquisa revela que é necessário que a instituição aprimore suas práticas de conservação e organização inserindo a informatização como recurso de aprimoramento voltado, não somente, para a modernização em si, mas de garantia na preservação e qualificação de seus arquivos enquanto patrimônio administrativo imaterial do município.
Descrição:
SILVA, Edsonia Nunes da. Análise sobre a organização do arquivo público da prefeitura municipal de Picuí-PB. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.