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As novas tecnologias, em especial as que envolvem a interação, como as TICs,
tiveram um grande e importante papel para o avanço e crescimento da Educação
a Distância no Brasil, também conhecida como EaD. Para chegar ao contexto
atual, muitos desafios foram enfrentados, assim também como muitos foram os
suportes que deram sustentação a essa modalidade de ensino em nosso país.
Diante desse cenário de constante crescimento, surge a preocupação com a
formação que o tutor a distância recebe como requisito básico para assumir sua
função e para lidar com suas atribuições diárias, que envolvem, além de muitas
outras, interação e mediação, tendo como base de sustentação as plataformas
virtuais ou, como é mais conhecido, o ambiente virtual de aprendizagem – o AVA.
Este trabalho objetiva analisar a formação que os tutores recebem e o trabalho
na EaD, tendo como aporte teórico, entre outros, Bernal (2008), Trenk (2014),
Souza (2004) e Marchi (2011). Para a realização deste trabalho, foi necessário
um contato com o sujeito que lida com a EaD, o tutor a distância, que mostrou,
a parir de relatos de experiências, como se sente lidando com essa modalidade
de ensino e como se reconhece enquanto tutor diante das necessidades de seus
alunos. A partir desses relatos, constatou-se que o trabalho na EaD exige um
comprometimento grande dos tutores. Além da criação de um elo entre seus
conhecimentos de formação acadêmica e formação para exercer o cargo, ele
deve agir em favor da interação, socialização e aprendizado dos seus alunos. |
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