UEPB - Repositório Digital

Concepções dos professores do ensino básico sobre indisciplina dos alunos em sala de aula: município de Brejo dos Santos-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Alielson Pereira de
dc.date.accessioned 2015-02-24T17:06:42Z
dc.date.available 2015-02-24T17:06:42Z
dc.date.issued 2015-02-24
dc.identifier.other CDD 370.15
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6782
dc.description SOUSA, A. P. de. Concepções dos professores do ensino básico sobre indisciplina dos alunos em sala de aula: município de Brejo dos Santos-PB. 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A indisciplina é um tema polêmico que vem causando um desconforto dentro das instituições escolares, ela vem crescendo nos últimos anos, ocupando lugar de destaque na sala de aula e apontada como um dos principais objetivos de discussões nos meios acadêmicos entre profissionais da educação, também por familiares e pelos meios de comunicação. Assim, o objetivo deste trabalho foi conhecer e analisar as concepções dos docentes do ensino fundamental e médio da rede pública e particular de ensino do município de Brejo dos Santos-PB sobre a indisciplina dos alunos dentro de sala de aula. Para tanto, foi realizado um estudo de caso a partir da coleta de dados, do qual foi utilizado o método indutivo e como instrumento de pesquisa foi aplicado um formulário contendo dez perguntas abertas, todas respondidas pelos docentes das escolas municipais e particular de Brejo dos Santos-PB e analisadas de forma individual e coletiva. Diante dos resultados obtidos, perceber-se que a família e os fatores externos da escola estão fortemente ligados com a indisciplina. Portanto, faz-se necessário que os docentes e as instituições escolares estejam preparados para enfrentar as adversidades de cada indivíduo, buscando sempre melhorar as suas estratégias de trabalho para controlar, pelo menos parcialmente, o problema da indisciplina. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Dalila Regina de Mota de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Indisciplina pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.title Concepções dos professores do ensino básico sobre indisciplina dos alunos em sala de aula: município de Brejo dos Santos-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta