UEPB - Repositório Digital

O jogo didático no ensino de Botânica: Um relato de experiência

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Mélo, Valéria dos Santos
dc.date.accessioned 2015-02-25T16:27:48Z
dc.date.available 2015-02-25T16:27:48Z
dc.date.issued 2015-02-25
dc.identifier.other CDD 580. 7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6833
dc.description MÉLO, V. dos S. O jogo didático no ensino de Botânica: Um relato de experiência. 2014. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Reconhecendo as muitas dificuldades para se ministrar os conteúdos de Botânica em Biologia, de maneira que os estudantes se interessem pelo aprendizado, e que os professores consigam suprir suas necessidades, no processo de aprendizagem.Dentre esses métodos didáticos, o jogo didático, caracteriza-se como uma importante ferramenta de apoio ao professor, e na construção do conhecimento dos estudantes. A proposta desenvolvida teve como objetivo,utilizar o jogo didático “O Bingo” como melhoria do processo ensino aprendizagem em Botânica na Biologia do ensino médio da rede pública, no âmbito do programa PIBID.O trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual do Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsiode Souza Ribeiro no município de Campina Grande- Paraíba, atendendo três turmas da 2º ano do Ensino Médio com um total de 105 estudantes. O jogo didático foi elaborado com base na literatura sobre jogos educativos e nos conteúdos específicos das Algas, Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas. Para diagnosticar a aprendizagem dos estudantes sobre o jogo “O Bingo” foiaplicado umquestionário prévio e outro após a intervenção do jogodidáticocomo também o método da observação durante o momento da aplicabilidade do jogo. Os resultados revelaram uma mudança efetiva do conhecimento dosestudantes sobre o tema abordado, demonstrando a eficiência desse método didático, que contribuiu para uma aprendizagem significativa, como também contribuiu no processo de interação entre a turma. Esta atividade lúdica proporcionou-me uma experiência significativa e prazerosa, pois o PIBID na escola possibilita aos futuros docentes um contato direto com os estudantes de escolas públicas, que nos faz vivenciar realidades corriqueiras nas escolas, nos permitindo trabalhar em conjunto com os estudantes e professores da escola. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Márcia Adelino da Silva Dias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Jogo didático pt_BR
dc.subject Flora pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title O jogo didático no ensino de Botânica: Um relato de experiência pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta