dc.description.abstract |
Reconhecendo as muitas dificuldades para se ministrar os conteúdos de Botânica em Biologia,
de maneira que os estudantes se interessem pelo aprendizado, e que os professores consigam
suprir suas necessidades, no processo de aprendizagem.Dentre esses métodos didáticos, o
jogo didático, caracteriza-se como uma importante ferramenta de apoio ao professor, e na
construção do conhecimento dos estudantes. A proposta desenvolvida teve como
objetivo,utilizar o jogo didático “O Bingo” como melhoria do processo ensino aprendizagem
em Botânica na Biologia do ensino médio da rede pública, no âmbito do programa PIBID.O
trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual do Ensino Médio Inovador e Profissionalizante
Dr. Hortênsiode Souza Ribeiro no município de Campina Grande- Paraíba, atendendo três
turmas da 2º ano do Ensino Médio com um total de 105 estudantes. O jogo didático foi
elaborado com base na literatura sobre jogos educativos e nos conteúdos específicos das
Algas, Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas. Para diagnosticar a
aprendizagem dos estudantes sobre o jogo “O Bingo” foiaplicado umquestionário prévio e
outro após a intervenção do jogodidáticocomo também o método da observação durante o
momento da aplicabilidade do jogo. Os resultados revelaram uma mudança efetiva do
conhecimento dosestudantes sobre o tema abordado, demonstrando a eficiência desse método
didático, que contribuiu para uma aprendizagem significativa, como também contribuiu no
processo de interação entre a turma. Esta atividade lúdica proporcionou-me uma experiência
significativa e prazerosa, pois o PIBID na escola possibilita aos futuros docentes um contato
direto com os estudantes de escolas públicas, que nos faz vivenciar realidades corriqueiras nas
escolas, nos permitindo trabalhar em conjunto com os estudantes e professores da escola. |
pt_BR |