Resumo:
Conciliar a “burocracia” da Administração Pública com a tão sonhada qualidade de ensino não é fácil. A gestão pública segue o princípio da legalidade e, dessa forma, precisa seguir, fielmente, os dispositivos legais que, nem sempre, ajudam a se atingir dados eficientes com a rapidez almejada. Contudo, a realidade vivenciada hoje, não apenas no Brasil, mas, também, em todo o mundo, indica que só há um caminho para se atingir o desenvolvimento: a educação. Foi diante deste contexto que o Ministério da Educação criou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, um dado estatístico que visa avaliar a situação da educação brasileira nas mais variadas modalidades. O presente artigo científico visa avaliar a importância da gestão pública na educação para se atingir dados positivos no índice supra indicado. Utilizando como objeto de estudo a Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo de Almeida Neves, localizada no município de Picuí-PB, especificamente no período entre 2008 e 2013, procuraremos demonstrar a importância da gestão democrática escolar para se atingir resultados qualitativos positivos.
Descrição:
DANTAS, Francisca Leuda de Macedo. Evolução do IDEB da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo de Almeida Neves no período 2008-2013: um estudo de caso da eficiência da gestão pública na educação. 2014. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.