Resumo:
A obtenção de informações acerca dos motivos que levam os alunos a matricularem-se e depois abandonar o curso de formação técnica no IFPB campus Campina Grande, além de servir como fonte primária para avaliação das ações desenvolvidas pelas políticas pedagógicas, assistenciais e administrativas do campus pode ser considerada como essencial para orientar o que pode ser feito e melhorado para que, cada vez mais, ocorra a permanência e a habilitação profissional dos alunos. Nesse sentido o objetivo deste trabalho é analisar as causas que provocam a evasão escolar dos discentes do IFPB-CG nos cursos técnicos subsequentes e sugerir medidas que possam modificar o quadro de desistência e abandono destes alunos. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa descritiva. Participaram da pesquisa 20 (vinte) indivíduos, de um total aproximado de 200 alunos evadidos dos cursos técnicos subsequentes, os quais responderam um questionário estruturado em formato eletrônico. Os resultados foram analisados por meio de gráficos. Conclui-se, portanto, que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus Campina Grande, além de cumprir os princípios básicos que determina o decreto de sua criação, deve promover a integração das Direções de Ensino, Administrativa, Geral juntamente com a sociedade, para que assim, formule políticas de gestão capazes de combater de forma rápida e efetiva a evasão.
Descrição:
LEAL, Andresson Cicero Silva. Evasão escolar nos cursos técnicos subsequentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Campina Grande. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.