Resumo:
Este estudo tem a finalidade de discutir as contribuições da Literatura Infantil na vida das
crianças e que contribuições podem trazer para a fase pré-escolar. O tipo de pesquisa utilizado
é o de uma pesquisa bibliográfica descritiva com abordagem qualitativa. O levantamento de
dados se efetivou a partir da utilização de estudos e textos pesquisados em circulação nos
meios de comunicação sobre o ensino na pré-escola. Além disso, buscamos apoioem alguns
autores como Abramovich (1997), Godoy (1995), Pereira, (2007),Santos (2005), e outros. É
por meio da Literatura Infantil que a criança desenvolve a sua imaginação, já que é através
desta que a criança amplia seus níveis de conhecimento desenvolve à sua aprendizagem com a
fantasia, a emoção e a alegria. A partir da realização da pesquisa de campo ficou evidenciado,
por meio de seu conteúdo,que a compreensão da leitura no âmbito da literatura infantil é
significativa para o trabalho pedagógico do professor com crianças na fase da pré-escola.
Nesse sentido tanto os educadores precisam oferecer condições para que seus alunos
desenvolvam o gosto pela leitura quanto a escola precisa assumir o seu papel de auxiliar na
formação de leitores conscientes e críticos formulando em diálogo o processo de ensino
aprendizagem, atravésdos diferentes gêneros literários.
Descrição:
SILVA, Germânia Freires da. Literatura infantil na pré-escola. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PAFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.