Resumo:
A economia solidária vem ocupando um papel significativo nas formas de organização do trabalho, como uma alternativa ao desemprego e ao trabalho precário no âmbito do sistema capitalista. Esta alternativa de produção que acontece dentro do capitalismo pode se aliar ao Programa de Educação de Jovens e Adultos no sentido de criar uma nova consciência rumo às práticas solidárias do trabalho. O objetivo desse artigo é unir a economia solidária e a Educação de Jovens e Adultos na tentativa de explorar as possibilidades existentes de mudança das condições de trabalho e de vida daclasse social menos favorecida do município de Aroeiras-PB, neste caso a população rural. O trabalho encontra-se baseado em uma pesquisa bibliográfica e documental na qual foi possível desvendar um pouco da realidade do município, suas características e potencialidades produtivas. Percebeu-se que, através da solidariedade, ligada à educação, os jovens e adultos, que são precisamente 317 pessoas quealmejam alguma mudança poderão encontrar novos caminhos para a busca do conhecimento que vai resultar em uma melhor qualidade de vida, tornando-se assim, participantes ativos da sua formação cultural, bem como buscar melhores alternativas de trabalho para sua sobrevivência neste mundo desigual.
Descrição:
ARRUDA, Alyanna Priscilla Barbosa. A Economia solidária na Educação de Jovens e Adultos. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PAFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.