Resumo:
O Presente artigo analisa e discute o Projeto Político-Pedagógico - PPP como um instrumento
de organização escolar cuja dimensão mais que política é também contributiva para a
formação de uma consciência coletiva de cidadania no ambiente da escola. Mediante o estudo
realizado com base nas contribuições de autores como Bobbio (2000), Bravo (2011), Ferreira
(2007), Gadotti (1997), Hora (1994), Libâneo (2002), Luck (2002), Luiz (2010), Marques
(2007), Paro (2003, 2006), Vasconcellos (2009), Veiga (1995), entre outros, é possível
afirmar que grande parte dos professores e gestores das escolas públicas não tem um conceito
claro do que seja a gestão democrática/participativa e, por extensão, também se pode inferir
que estes sujeitos têm feito pouco no sentido de construir e/ou ampliar este modelo de gestão
no cotidiano da escola. Isto fica evidente quando, por exemplo, se verifica que na maioria das
escolas públicas o Projeto Político-Pedagógico, um importante instrumento na construção da
gestão democrática, ainda é concebido e construído de forma não democrática, o que reduz as
possibilidades de participação dos pais, dos alunos e da comunidade.
Descrição:
SILVA, Fábio José da. O Projeto político pedagógico como instrumento social e democrático da escola. 2014. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PAFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.