Resumo:
O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC - ora em apreciação tem o objetivo de
discutir a importância do brinquedo e das brincadeiras para crianças que são
atendidas pela Educação Infantil. Conforme o Referencial Curricular para a
Educação Infantil – RCNEI (1998), a brincadeira é um modo de expressão da
criança, ou seja, é uma linguagem infantil. Essa linguagem é basicamente simbólica
já que ocorre no campo do imaginário da criança tendo os adultos que saber definir
o que é realidade e o que é imaginação. Essa pesquisa será de natureza
bibliográfica e terá como instrumento de coleta de dados artigos e livros que tratam
dessa temática, publicados em meios eletrônicos, como a internet, e se
fundamentará nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (1998) e no
documento Referencial Curricular para a Educação Infantil – RCNEI (1998). Ainda,
faremos uma contextualização a partir dos estudos desenvolvidos por Vygotsky
(1896 – 1934), especialmente no que se refere ao desenvolvimento infantil.
Concluímos abordando a importância da inclusão da brincadeira no ensino infantil
para o desenvolvimento da criança.
Descrição:
COUTINHO, Maria Eliete de Farias. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil: contribuições de Vigotsky sobre o tema. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PAFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.