Resumo:
Trata-se de uma pesquisa descritiva, de caráter exploratório com uma abordagem quantitativa,
que teve por objetivo geral avaliar o grau de satisfação da população de Patos, Estado da
Paraíba, em relação à municipalização do trânsito local. Após a promulgação da atual
Constituição, o trânsito no Brasil passou a ter uma nova configuração, cabendo sua
organização, gestão e fiscalização aos municípios, mediante o processo que ficou conhecido
como ‘municipalização do trânsito’, que por sua vez, foi priorizado no novo o Código de
Trânsito Brasileiro. Assim, em decorrência das disposições constitucionais, toda a
operacionalização do trânsito urbano passou a ser uma atribuição do município, que deve
colocar em prática um sistema de sinalização; bem como o desenvolvimento de programas de
educação e segurança de trânsito, no âmbito de sua circunscrição. No caso específico do
município de Patos, no Estado da Paraíba, a municipalização do trânsito foi promovida
através da Lei Municipal nº 3.408, de 17 de janeiro de 2005. A mencionada lei municipal deu
toda uma estrutura à Superintendência de Trânsito e Transporte, definindo suas atribuições e
estabelecendo o que deve ser observado quanto ao funcionamento da Junta Administrativa de
Recursos de Infrações. De acordo com os dados colhidos, na opinião de uma grande parte dos
entrevistados, o trânsito da cidade de Patos que antes era bastante complicado, melhorou
muito depois da municipalização. Pois, além de vir contribuindo para dar uma maior
mobilidade à cidade, o trânsito atual se apresenta mais seguro, com um número reduzido de
acidentes quando comparado ao passado, fato que contribui para a melhoria da qualidade de
vida da população patoense. Entre a maioria dos entrevistados também existe o entendimento
de que a processo de municipalização do trânsito influenciou na melhoria da cidade. A
pesquisa aponta que em torno de 85% dos entrevistados encontram-se satisfeitos com a
municipalização do trânsito ocorrida na cidade de Patos, Estado da Paraíba, partindo do
princípio de que este processo proporcionou uma melhor mobilidade; trouxe segurança;
disciplinou uma melhor utilização e ocupação dos espaços no centro destinados aos
estacionamentos, com a criação da linha azul; e, a significativa redução do número de
acidentes.
Descrição:
ALMEIDA, E. L. de. O trânsito na cidade de Patos (PB) e o grau de aprovação da
gestão pelo usuário. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Pombal, 2014.