UEPB - Repositório Digital

Formação e atuação profissional: apontamentos sobre desvio de função de docentes em duas escolas do município de Sertãozinho - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Alves, Carlos Antonio de Farias
dc.date.accessioned 2015-11-24T10:55:36Z
dc.date.available 2015-11-24T10:55:36Z
dc.date.issued 2014-07-15 pt_BR
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7983
dc.description ALVES, C. A. de F. Formação e atuação profissional: apontamentos sobre desvio de função de docentes em duas escolas do município de Sertãozinho - PB. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como proposta averiguar a situação que ocorre em muitas escolas brasileiras, que é o desvio de função dos docentes no âmbito escolar. O desvio de função é caracterizado por colocar um profissional em uma área distinta a sua formação. Neste caso, o deslocamento de disciplinas distintas de sua formação. Neste caso, o deslocamento de disciplinas distintas do curso de formação profissional em que são formados, lecionando uma disciplina diferente. Vamos investigar os profissionais da E. E. E. F. M. João de Freitas Mouzinho, escola da rede estadual de ensino, e da E. M. E. F. Ulisses Maurício de Pontes, esta da rede municipal, ambas localizadas na zona urbana do município de Sertãozinho-PB. Como objetivo tentaremos compreender a problemática do desvio de função em meio a atuação e formação dos docentes do município supracitado, assim como seus níveis de formação e as causas que levam a este acontecimento, assim como suas consequências, tanto relacionado à vida profissional do educador e ao desenvolvimento do aprendizado do educando, quanto às resoluções por parte da escola diante dessa problemática. Utilizaremos da pesquisa descritiva do tipo quantitativa e qualitativa obtida por dados coletados por meio de questionário socioeconômico. Usaremos como referencial teórico artigos e documentos que se referem à temática estudada, como SAVIANI, TANURI, MENEZES, MENEGUETTI e GATTI, tratando do contexto histórico da formação docente no Brasil assim como o problema do desvio de função no meio educacional. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Flávio Carreiro de Santana pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Desvio de função pt_BR
dc.subject Formação pt_BR
dc.subject Professores pt_BR
dc.subject Disciplina pt_BR
dc.title Formação e atuação profissional: apontamentos sobre desvio de função de docentes em duas escolas do município de Sertãozinho - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta