Resumo:
Este artigo é do tipo bibliográfico tem por objetivo discutir as dificuldades de um professor na sala de aula, face às repercussões das mudanças pluridimensionais advindas do contexto social, econômico e tecnológico, globalizado que atualmente se depara no processo educacional, onde o professor precisa se adequar as novas metodologias para que sua pedagogia não se torne obsoleta diante dos avanços técnico-científico nas suas atividades diárias em sala de aula e não seja aceito pela maioria dos alunos. Ser professor é desafiar o novo método de ensino diante dos avanços eletrônicos usados em sala de aula, como também, novas maneiras de ensino e mesmo parecendo, não estar ocorrendo alterações nas estruturas institucionais, estas estão diluindo suas tradicionais formas de agir e adentrando neste contexto e inovando as suas sistemáticas de ação. O compromisso do docente na condução do aprendizado dos alunos exige habilidades para o manejo de situações em que o diferente se faz presente. Requer habilidade para encontrar soluções dos problemas do dia-a-dia, o que pode ocasionar desgaste emocional e levar ao estresse. Isso pode ser decorrente da falta de instrumentalização para o manejo de conflito em sala de aula. Porém se diante do conflito, o professor souber administrá-lo de forma clara e objetiva, o que se espera do processo de discussão, como alternativa de crescimento, soluções construtivas podem emergir.
Descrição:
SILVA. A. C. B. da. As dificuldades de um professor em sala de aula. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Pombal, 2014.