Resumo:
No ensino de química, a falta de motivação é um dos fatores principais que acarretam o
fracasso dos alunos no âmbito desta ciência. No que se referem ao estudo da Tabela Periódica
muitas pesquisas revelam que por ser um conteúdo abstrato, os estudantes apresentam
dificuldades de aprendizagem, já que em muitos casos a metodologia adotada pelo professor
se baseia na memorização de símbolos, nomes e propriedades de forma descontextualizada.
Nesse sentido, a utilização de recursos didáticos pedagógicos, a exemplo de um jogo didático,
poderá contribuir para auxiliar o processo de construção do conhecimento no estudo da tabela
periódica minimizando tais dificuldades, já que muitas pesquisas apontam que este recurso se
constitui como uma ferramenta potencializadora capaz de contribuir para gerar uma
aprendizagem significativa. Portanto, este trabalho tem por objetivo de desenvolver e avaliar
um jogo didático para auxiliar o estudo da tabela periódica com alunos do 2º ano de uma
escola pública do Município de Campina Grande-PB. O Quiuno é um jogo de baralho e foi
desenvolvido baseado no jogo UNO. Este jogo compõe-se de 32 elementos químicos, que
apresentam os conceitos de tabela periódica numa perspectiva contextualizada e
interdisciplinar, trazendo suas aplicações, ocorrência, propriedades químicas e físicas. O tipo
de abordagem metodológica utilizada nesta pesquisa foi de natureza qualitativa em uma
perspectiva participativa observacional. O público alvo foram 25 alunos da 2ª série do Ensino
Médio de uma escola pública de Ensino Médio do Município de Campina Grande-PB. Como
instrumento de coleta de dados, foram utilizados questionários baseados na escala de Likert.
Os resultados obtidos nos questionários prévios revelam que os professores da escola adotam
métodos de ensino baseados no modelo transmissão recepção em relação ao conteúdo de
tabela periódica, o que tem contribuído para que os alunos não consigam identificar a
importância do conteúdo e suas aplicações práticas em seu cotidiano. Grande parte dos
professores ainda não utilizam os jogos didáticos em suas práticas pedagógicas, logo os
alunos atribuíram pouca importância ao uso deste recurso, além das dificuldades de
aprendizagem expressas nas respostas às questões conceituais aplicadas inicialmente com os
alunos. Após a aplicação do jogo didático, pode-se perceber que houve uma evolução
conceitual na aprendizagem dos estudantes a partir da aplicação do questionário contendo as
questões conceituais. Nesse sentido, o Quiuno pode ser utilizado como um recurso auxiliar no
ensino da tabela periódica, colaborando para promover uma aprendizagem significativa de
forma atraente e prazerosa.
Descrição:
CARVALHO, W. S. P. Avaliação de um jogo didático como recurso auxiliar no estudo da tabela periódica. 2015. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.