Resumo:
Com o intuito de contribuir para melhorar o ensino aprendizagem da Geometria, o
presente trabalho apresenta uma proposta metodológica para trabalhar a Geometria utilizando
o Origami, uma sugestão para os alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental. Podemos
facilmente verificar que o estudo e prática da dobradura apresentam vários tópicos de relevo
da matemática, comprovaremos no desenvolvimento das construções dos triângulos que a arte
de dobrar papel é mais que uma atividade recreativa, ela permite explorar vários conceitos
relacionados á Geometria, servindo como um importante material de apoio nas aulas de
matemática, que auxilia no desenvolvimento cognitivo e intelectual dos alunos. Inicialmente
mostraremos a História do Origami e sua relação com a matemática, como esta arte surgiu, os
principais contribuintes para a evolução das dobraduras, como se deu seu desenvolvimento ao
longo do tempo, e suas contribuições para o processo de construção e compreensão da
Geometria. Em seguida, teremos a explanação de algumas propriedades importantes no estudo
dos triângulos. Depois partimos para as construções dos triângulos Retângulo, Isósceles e
Eqüilátero desenvolvidas em três oficinas. Espera-se que o conhecimento obtido neste
trabalho ajude nas estratégias de ensino a fim de tornar a Geometria mais presente nas aulas
de matemática.
Descrição:
BARROS, E. S. Origami e geometria: uma proposta metodológica para os alunos do 8º e 9º ano. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.