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Debate teórico sobre educação ambiental, cidadania e desenvolvimento sustentável

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dc.contributor.author Nascimento, Elizângela Paiva do
dc.date.accessioned 2016-02-01T14:21:15Z
dc.date.available 2016-02-01T14:21:15Z
dc.date.issued 2014-11-16
dc.identifier.other CDD 577.07
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8547
dc.description NASCIMENTO, Elizângela Paiva do. Debate teórico sobre educação ambiental, cidadania e desenvolvimento sustentável. 2014. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Artigo] pt_BR
dc.description.abstract Esse estudo teórico sobre a relação entre as questõesambientais e aeducação ambiental se faz com a interligação de respeito, associando a construção de humanismo, mesmo ligada à questão de cidadania e sustentabilidade. Uma vez que trata de uma proposta de conscientização ambiental, de modo a universalizar o respeito ao meio ambiente, concretizando assim uma forma de educação, cidadania e um ambiente sustentável, já que o ambiente saudável é um bem e direito social segundo a Carta Magna do país.Para atender aos objetivos propostos no trabalhoa metodologia fundamentaram-se Jacobi, Boff, Dias, Reigota, Medina, Gil-Pérez &Vilches, dentre outros importantes estudiosos.Diante desse contexto esse trabalho objetivou fazer um estudo da educação ambiental para mostrar como esta se apresenta no processo de construção da cidadania e mais: identificar os problemas ambientais existentes em meio a um processo de conscientização; discutir de forma mais ampla a educação ambiental num sentido em que o meio ambiente é parte integrante para a sobrevivência da vida do planeta;sensibilizar a sociedade para transformar as diversas formas de participação em potenciais caminhos de dinamização da educação ambiental para a cidadania e refletir sobre as ações a partir de discussões provenientes da sociedade sobre as questões ambientais se constituem nos objetivos específicos.Os procedimentos metodológicos tratam esse estudo como uma discussão teórica acerca da educação ambiental, cidadania e sustentabilidade, partindo do pressuposto de que um dos objetivos da educação ambiental é o de contribuir para a formação ecológica e o desenvolvimento sustentável.Nessa perspectiva, por se tratar de um estudo bibliográfico, a metodologia adotada teve como base consistente e significativa Gil (1994),Lakatos e Marconi (2009).Conclui-se que as reflexões contidas nessa pesquisa, a educação ambiental constitui apenas um mecanismo para desenvolver a consciência da necessidade de mudança nos hábitos e costumes da sociedade atual, acerca das questões ambientais e a preservação da biodiversidade do planeta. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria das Graças Ouriques Ramos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Meio ambiente pt_BR
dc.subject Preservação pt_BR
dc.title Debate teórico sobre educação ambiental, cidadania e desenvolvimento sustentável pt_BR
dc.type Other pt_BR


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