dc.description.abstract |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Leitura e Letramento: Diversificando o Trabalho nos Diferentes Níveis de Ensino”, tem como objetivo
principal destacar as várias formas de trabalhar a leitura como fonte de letramento nas várias etapas do ensino fundamental, de forma prazerosa e significativa para o aluno. É oriundo da necessidade de se articular a teoria à prática docente, primando por uma práxis consciente no fazer pedagógico cotidiano. Através do estágio supervisionado I, II e III, ocorreram as trocas de experiências com sujeitos originários da comunidade escolar, as observações acerca das relações estabelecidas no chão da escola, a busca investigativa do tema em foco e a nossa atuação em sala de aula. A metodologia de trabalho aconteceu em dois momentos distintos: no primeiro momento, foi realizada a observação do espaço, a diagnose do objeto de estudo, a revisão bibliográfica e a sistematização do trabalho de intervenção. No segundo momento, foram desenvolvidos projetos de intervenção onde ocorreu a apresentação da proposta de trabalho e o desenvolvimento de atividades didáticas condizentes com o grau de complexidade de cada turma, bem como, com a realidade social de cada grupo de alunos em atendimento. Pode-se considerar a leitura como um elemento de extrema relevância no processo de letramento, conscientização e construção de personalidades cidadãs atuantes no cenário social e político. Destaca-se ainda que, para a obtenção de êxito no referido processo é necessário a utilização de métodos diversificados que estimulem a construção do saber coletivo e individual, tornando o aluno parte principal na edificação da sua própria aprendizagem. |
pt_BR |