UEPB - Repositório Digital

Leitura e letramento: diversificando o trabalho nos diferentes níveis de ensino

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sena, Flávia Sousa de
dc.date.accessioned 2016-02-01T17:33:55Z
dc.date.available 2016-02-01T17:33:55Z
dc.date.issued 2016-01-29
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8551
dc.description SENA, Flávia Sousa de. Leitura e letramento: diversificando o trabalho nos diferentes níveis de ensino. 2015. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015. pt_BR
dc.description.abstract O presente Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Leitura e Letramento: Diversificando o Trabalho nos Diferentes Níveis de Ensino”, tem como objetivo principal destacar as várias formas de trabalhar a leitura como fonte de letramento nas várias etapas do ensino fundamental, de forma prazerosa e significativa para o aluno. É oriundo da necessidade de se articular a teoria à prática docente, primando por uma práxis consciente no fazer pedagógico cotidiano. Através do estágio supervisionado I, II e III, ocorreram as trocas de experiências com sujeitos originários da comunidade escolar, as observações acerca das relações estabelecidas no chão da escola, a busca investigativa do tema em foco e a nossa atuação em sala de aula. A metodologia de trabalho aconteceu em dois momentos distintos: no primeiro momento, foi realizada a observação do espaço, a diagnose do objeto de estudo, a revisão bibliográfica e a sistematização do trabalho de intervenção. No segundo momento, foram desenvolvidos projetos de intervenção onde ocorreu a apresentação da proposta de trabalho e o desenvolvimento de atividades didáticas condizentes com o grau de complexidade de cada turma, bem como, com a realidade social de cada grupo de alunos em atendimento. Pode-se considerar a leitura como um elemento de extrema relevância no processo de letramento, conscientização e construção de personalidades cidadãs atuantes no cenário social e político. Destaca-se ainda que, para a obtenção de êxito no referido processo é necessário a utilização de métodos diversificados que estimulem a construção do saber coletivo e individual, tornando o aluno parte principal na edificação da sua própria aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria de Fátima Ferreira de Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Construção pt_BR
dc.subject Saber pt_BR
dc.subject Conscientização pt_BR
dc.title Leitura e letramento: diversificando o trabalho nos diferentes níveis de ensino pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta