UEPB - Repositório Digital

Como transformar e criar artes na escola através dos resíduos sólidos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Adriana Ferreira dos
dc.date.accessioned 2016-02-01T18:38:24Z
dc.date.available 2016-02-01T18:38:24Z
dc.date.issued 2016-01-29
dc.identifier.other CDD: 363.728
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8560
dc.description SANTOS, Adriana Ferreira dosa. Como transformar e criar artes na escola através dos resíduos sólidos. 2015. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como tema “Como transformar e criar artes na escola através dos resíduos sólidos”. Estudo esse, que vivenciei no meu Estágio Supervisionado III com as observações e regências do Ensino Fundamental, da Universidade da Paraíba, na turma de Pedagogia - PARFOR, do campus V, da cidade de João Pessoa, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jaime Lacet, localizada no município de Santa Rita. Objetivou-se verificar os possíveis resultados que podem ser apropriados às aulas de Arte a partir do uso de materiais reciclados, alternativos/sucatas, como processo pedagógico para desenvolver a Educação Ambiental, sensibilizando a comunidade escolar envolvida sobre a importância do meio ambiente e de sua preservação, através da importância da coleta seletiva e transformação dos resíduos em artes. A realização do projeto ''Como Transformar e criar artes na escola: através dos resíduos sólidos'' foi de suma importância, pois, cada minuto foi válido às turmas que participaram das atividades e se envolveram no assunto, que é problema de todos: Conscientizar as crianças e a sociedade, para a importância de preservar o meio ambiente, para que “tudo que fores fazer, deves fazer no limite sem agredir tanto a natureza”. A reeducação ambiental na Escola M. E. F. Jaime Lacet tentou conscientizar pela prática da coleta seletiva e do reaproveitamento do lixo, desde a primeira infância, contribuindo para a construção de novos hábitos, que sugerem a sustentabilidade e que perdurarão por toda a vida adulta. Dessa forma, espera-se que partindo da sistematização dessa prática na rotina escolar das crianças, haja uma consolidação desse hábito no meio social. Acredito que, através da interferência do aluno na transformação dos objetos para a construção do seu próprio brinquedo, ele realizará um trabalho criativo, resultado de um brinquedo produzido por ele mesmo e que ganhará, por esse motivo, um valor afetivo diferenciado pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria de Fátima Ferreira de Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Impactos ambientais pt_BR
dc.subject Coleta seletiva pt_BR
dc.subject Reciclagem pt_BR
dc.subject Material alternativo pt_BR
dc.title Como transformar e criar artes na escola através dos resíduos sólidos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta