UEPB - Repositório Digital

Experiência de leitura no ensino fundamental da escola Deputado Flaviano Ribeiro Filho

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Maria da Conceição Vieira da
dc.date.accessioned 2016-02-01T18:52:40Z
dc.date.available 2016-02-01T18:52:40Z
dc.date.issued 2016-01-30
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8568
dc.description SILVA, Maria da Conceição Vieira da. Experiência de leitura no ensino fundamental da escola Deputado Flaviano Ribeiro Filho. 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015 pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho é fruto do estágio supervisionado, da experiência docente realizada que tem por objetivo, apresentar a nossa contribuição na área de leituras praticadas por vários alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Deputado Flaviano Ribeiro Filho, durante um período de 04 anos (2010/2014). Estes alunos que apresentavam dificuldades de leitura na faixa etária de 7 a 12 anos, e encontram-se cursando as turmas dos 2º, 3º, 4º e 5º anos respectivamente. O ponto de partida para utilização do nosso método foi a realidade do aluno e seu contexto social. O aprendizado da leitura foi direcionado à exploração de materiais diversos que permitiam ao educando, desfrutar desses para se apropriar do conhecimento. Essa abordagem envolve a identificação de palavras conhecidas dentro de textos, permitindo ao aluno leitor seguir uma rota visual, isto é, começar a escrever a partir da representação mental das palavras. Foram utilizados vocábulos que agregaram um significado e que lhe permitiram refletir sobre a realidade atual. A partir do texto, chegou-se à palavra, posteriormente, às sílabas e às letras; partiu-se de estruturas complexas para simples palavras ligadas ao cotidiano do aluno, com vistas a buscar a interação literária com o conteúdo. Consideramos a leitura uma ferramenta essencial no processo de aprendizagem, que buscamos através de diversos textos, um apoio teórico para essa proposta de trabalho. Pretende-se que a referida experiência, contribua para um enriquecimento pessoal e profissional de todos aqueles que fizerem uso, a fim de otimizar o processo de aprendizagem e ajudar os educandos com dificuldades de leitura a vencerem os desafios. Principalmente no que diz respeito ao processo contínuo de aprendizagem na escola publica, aprender através do incentivo, objetiva o desenvolvimento no processo ensino-aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria de Fátima Ferreira de Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Experiência pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title Experiência de leitura no ensino fundamental da escola Deputado Flaviano Ribeiro Filho pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta