UEPB - Repositório Digital

A vida com brinquedos e o brinquedo da vida: o lúdico no processo ensino e aprendizagem

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gomes, Jocideia de Barros
dc.date.accessioned 2016-02-02T18:53:16Z
dc.date.available 2016-02-02T18:53:16Z
dc.date.issued 2016-02-02
dc.identifier.other CDD 370.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8582
dc.description GOMES. Jocideia de Barros. A vida com brinquedos e o brinquedo da vida: o lúdico no processo ensino e aprendizagem. 2015. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como tema: A VIDA COM BRINQUEDOS E O BRINQUEDO DA VIDA: O lúdico no processo ensino e aprendizagem, que é baseado em um projeto profissional anterior titulado “BRINQUEDOS ENCANTADOS” que foi realizado para a premiação Mestre da Educação na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor José Vaz, localizada na cidade de Santa Rita-PB. Esse projeto visava estar em consonância com as atividades dentro e fora da sala de aula. Em meio a tanta tecnologia, este trabalho buscou construir e reconstruir o conceito do “brincar” através do aproveitamento de sucatas. Portanto, foi através dessas experiências vivenciada na realidade escolar, que nasceu este trabalho com o objetivo de trabalhar a sensibilidade, a concentração e a consciência do alunado da referida escola, possibilitando desmistificar que só o novo, o industrial e o tecnológico é o que é perfeito e que serve para brincar. Neste sentido, mostramos que muitas vezes o inútil, o descartável e o velho tornou-se reutilizável, prazeroso e educativo, ou seja, o que antes era jogado fora passou a ser compreendido como bom e útil e acima de tudo multifuncional no processo de ensino e aprendizagem. Compreendemos que as unidades escolares necessitam de uma interação social e cultural para além dos livros didáticos e paradidáticos, pois o ensino mecanizado com horários rígidos, atividades padronizadas e pouca escolha das crianças, não ajudam no processo de crescimento socioeducativo do discente. Desta forma, perante essas condições, concluímos que este projeto seria uma ferramenta pedagógica importante, sobretudo no processo de ensino e aprendizagem, pois, melhorando o rendimento e crescimento escolar ocorre o aprimoramento individual e coletivo dos futuros cidadãos, bem como a promoção do desenvolvimento físico, psíquico e social, favorecendo a construção da autonomia, da criatividade, da responsabilidade, da formação de conceito rumo à cidadania pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Wallene de Oliveira Cavalcante pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Brinquedos pt_BR
dc.title A vida com brinquedos e o brinquedo da vida: o lúdico no processo ensino e aprendizagem pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta