Resumo:
Na vivência da sala de aula, nos deparamos sempre com alunos que não têm o hábito de ler e escrever e por não terem esse hábito acabam tendo resultados ruins na aprendizagem. O professor, como mediador da aprendizagem, tem papel fundamental no incentivo de práticas inovadoras que o levem a obter melhorias no desenvolvimento de suas aulas e, posteriormente, no enriquecimento do interesse dos discentes pelo prazer de ler e escrever. Sendo assim, este trabalho tem o objetivo de refletir sobre a contribuição da leitura na formação do aluno do ensino fundamental e quais as contribuições que podem ser alcançadas na escrita a partir da leitura diária, trazendo sugestões de atividades que foram trabalhadas em salas de aulas e que tiveram êxito, nas quais foram enfatizadas uma aprendizagem eficaz, dinâmica e motivadora. Este trabalho monográfico trouxe metodologias que encantaram e reavivaram o contato direto e indireto com a leitura e a escrita na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor José Vaz, situada no município de Santa Rita/PB, e que contribuíram como ferramenta essencial no processo de aprendizagem do alunado, fazendo com que ele desenvolvesse de forma intensa e diversificada a leitura e escrita como prática diária
Descrição:
LISBOA, Edlany Helena do Amaral Maciel. Leitura prazerosa, escrita fabulosa: a formação de alunos leitores no ensino fundamental. 2015. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015.