Resumo:
O presente Trabalho de Conclusão de Curso é resultado da minha atuação
profissional na realização de projetos, bem como, dos estudos voltados aos campos da Pedagogia de Projetos e suas contribuições à vida estudantil e à aquisição da aprendizagem dos alunos em fase de ensino fundamental. Foi requisitado pela Universidade Estadual da Paraíba, como pré-requisito para aquisição do título de graduada em Pedagogia, tendo sido orientado pela professora Izandra Falcão e está intitulado como Ensinando e Aprendendo com a Pedagogia de Projetos. O objetivo principal do presente estudo é a promoção de uma aprendizagem significativa através da vivência dos conteúdos curriculares na execução de projetos didáticos, bem como descrever a vivência de uma experiência interdisciplinar mediada pelo conceito de Pedagogia de Projetos onde a execução dos conteúdos curriculares se apresenta como indutor de uma dinâmica pedagógica que oportuniza ao educando a concretização do conteúdo estudado. Toda a metodologia do trabalho foi desenvolvida com base em estudos e pesquisas nos campos teóricos das áreas da Pedagogia de Projetos e diante do desenvolvimento de trabalhos que contemplaram projetos de intervenções nas áreas de ensino e aprendizagem no cotidiano das salas de aula de crianças inseridas no ensino fundamental da Unidade Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Jubileu de Ouro Dom Marcelo Pinto Carvalheira. Conclui-se que a aprendizagem dos alunos se torna muito mais proveitosa através da execução de projetos, considerando o aprimoramento da aprendizagem da turma
Descrição:
GOMES, Edileusa Maria da Silva. Ensinando e aprendendo com a pedagogia de projetos. 2015. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015.