UEPB - Repositório Digital

O lúcido na alegria de aprender e ensinar na educação

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Celani, Celiana Borges de Alcântara Silva
dc.date.accessioned 2016-02-02T19:05:27Z
dc.date.available 2016-02-02T19:05:27Z
dc.date.issued 2016-01-02
dc.identifier.other CDD 371.5
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8589
dc.description CELANI, Celiana Borges de Alcântara Silva. O lúcido na alegria de aprender e ensinar na educação. 2015. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho acadêmico tem por objetivo ressaltar a importancia do lúdico na Educação Infantil e Ensino Fundamental, por isso, a temática: O Lúdico na Alegria de Aprender e Ensinar na Educação, que a realidade pedagógica de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental da cidade de Santa Rita-PB. É possível dizer que a alegria de aprender e ensinar no lúdico são uma das ferramentas pedagógica que o professores podem utilizar em sala de aula como técnicas metodológica na aprendizagem, vista que através da ludicidade os alunos poderão aprender de forma mais prazerosa, concreta e, conseqüentemente, mais significativa, culminado em uma educação de qualidade. Desse modo, foi utilizada uma pesquisa de campo de caráter exploratório e qualitativo, bem como uma pesquisa bibliográfica, tendo como instrumento de coleta de dados a elaboração de entrevistas com 08 (oito), questões abertas destinada a 02 (dois), professores que atuam na Educação Infantil e Fundamental (Pré- II e 1º ano), considerando que esses educando atuam em fase de alfabetização. Tendo como objetivo analisar o uso de técnicas lúdicas no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil e fundamental nos primeiro anos na pratica pedagógica do professor. De forma mais especificas verificou-se que logo após a utilização de técnicas lúdicas no decorrer da atuação o docente com os educando procederam com mais clareza mudando sua pratica de ensinar e aprender sendo assim; identificou-se que os professores dão ao lúdico como ferramenta pedagógica mais ênfase no processo de ensinar e aprender pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rita de Cassia Siriano Mascarenhas pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.title O lúcido na alegria de aprender e ensinar na educação pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta