Resumo:
A evolução da sociedade trouxe consigo novos paradigmas para a perspectiva educacional a partir do momento em que as escolas assumiram para si uma maior responsabilidade na educação das crianças, uma vez que a nova configuração e rotina das famílias nos dias atuais exigem cada vez mais uma atuação positiva da escola em razão da falta de tempo dos pais, que precisam se envolver de forma mais efetiva no mercado de trabalho para poder, inclusive, proporcionar, através da melhoria dos recursos financeiros, uma melhor qualidade de vida a seus filhos. O presente estudo foi desenvolvido a partir do estágio supervisionado na escola Municipal Antônio Pereira na cidade de Santa Rita que tem por fim precípuo examinar o papel de cada um desses institutos sociais, bem como sua interação para uma melhor promoção do desenvolvimento infantil diante desta realidade. Também foi utilizada a pesquisa bibliográfica, buscando reunir algumas abordagens fundamentais e refletir sobre o tema.
Podemos constatar que a relação escola/família é regular, pois o envolvimento dos pais nas atividades, encontros e reuniões é insatisfatório, tornando-se um problema, outro fator muito importante é baixa escolaridade e desinteresse em envolver-se na aprendizagem dos filhos
Descrição:
SILVA, Rosa de Lourdes Figueiredo da. Inter-relação escola e família: análise acerca da superação de conflitos e promoção do desenvolvimento infantil.2015. 37f. . Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015.