Resumo:
O surgimento e avanço tecnológico provocaram mudanças significativas em todas as esferas da sociedade. Dentre elas podemos destacar o anseio social por informação e a necessidade cada vez mais latente do ser humano em se comunicar com o próximo e com as instituições. Este cenário trouxe inúmeros desafios aos Arquivos e aos Arquivistas, pois já não basta só oferecer o serviço. É preciso estabelecer diálogos constantes com a sociedade e tornar público os serviços e acervos para não cair na obscuridade. No contexto arquivístico, esta comunicação ocorre por meio da Difusão Cultural. A Difusão Cultural não pode ser feita de forma aleatória, pois é necessário um planejamento para que o alcance da informação disseminada seja satisfatório. Diante do exposto, foi utilizado, nesta pesquisa, conhecimentos do marketing para favorecer esta interlocução e com base nisso, este estudo objetivou analisar a perspectiva de difusão cultural da Fundação Margarida Maria Alves. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa empírica, de abordagem qualitativa e tipologia exploratória. A investigação científica evidenciou a necessidade de diálogo entre as instituições e seus usuários para valorização da instituição e maior visibilidade da mesma na sociedade. Escolhemos como instrumento de difusão e estratégia arquivista a criação de um portfólio que apresenta os serviços da Fundação e a documentação que narra sua história. Este portfólio viabilizará o diálogo da Fundação com a sociedade. Desta forma, intencionamos demonstrar a difusão cultural como um instrumento de grande relevância para a referida Instituição e a sociedade. Apresentando-se como modelo intermediador de possíveis diálogos e interação entre instituições e seus usuários reais e potenciais.
Descrição:
ALVES, F. A. C. Portfólio de informação e difusão cultural como estratégia arquivística da Fundação Margarida Maria Alves. 2014. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. [Monografia]