Resumo:
O presente artigo com o tema “As cantigas populares no ensino de história”, tem como
finalidade propor a utilização das “Cantigas populares” (Patrimônio Oral) junto aos alunos, de
forma contextualizada como instrumento lúdico formador de identidade cultural local e ao
mesmo tempo como um veículo facilitador do conhecimento histórico no processo ensinoaprendizagem
de História. A proposta do estudo vem a ser fornecer subsídios com base nos
aspectos metodológicos e estratégicos que possam munir o educador em sua prática
pedagógica, enriquecendo as discussões promovendo a construção do conhecimento de forma
espontânea no ensino de História. Tendo como objeto tornar as aulas mais dinâmicas e a
valorização dos bens culturais imateriais locais onde se inserem as escolas. Para tanto, nossa
proposta esta fundamentada nas contribuições de autores como Freire (1996), Meihy (1998),
Montenegro (2007), Nora (1995), entre outros, como também nos artigos de Calisse (2008),
Frisch (1998), Lozano (1998) e, experiências no decorrer dos estágios supervisionados e,
ainda em “Cantigas Populares” produzidas por cantadores repentistas como Raimundo
Caetano, Valdir Teles e Louro Branco.
Descrição:
BARBOSA, D. L. S. As cantigas populares no ensino de História como recurso didático. 2014. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.