dc.contributor.author |
Santos, Maria Valdenia Felix dos |
|
dc.date.accessioned |
2016-02-29T18:29:07Z |
|
dc.date.available |
2016-02-29T18:29:07Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.other |
CDD 410 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8820 |
|
dc.description |
SANTOS, M. V. F. dos. A música compondo dores de amor e construindo os significados da "roedeira". 2014. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem o objetivo de analisar os significados da palavra "roedeira" para os indivíduos que costumam apreciar, no seu cotidiano, músicas denominadas de "bregas" e "românticas" do final do século XX aos dias atuais a partir da análise de algumas músicas gravadas por Amado Batista, Lindomar Castilho e Nelson Ned e de alguns depoimentos orais, concedidos à autora deste artigo, por indivíduos que se auto intitulam roedeiros, ou seja, adeptos da prática da roedeira. Prática esta consolidada nos últimos anos como específica do Nordeste do Brasil. A palavra roedeira enuncia, para o nordestino, o significado do sofrimento por uma pessoa amada, destacando comumente o papel do masculino como vítimas do amor. Para nortear a discussão desta pesquisa foi realizado um levantamento discográfico das três ultimas décadas do séc. XX dos intérpretes mencionados e realização de análises das músicas e das entrevistas realizadas sobre o tema deste artigo. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Joedna Reis de Meneses |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Música |
pt_BR |
dc.subject |
Roedeira |
pt_BR |
dc.subject |
Amor |
pt_BR |
dc.title |
A música compondo dores de amor e construindo os significados da "roedeira" |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |