Resumo:
Este artigo é parte do Projeto de Pesquisa “Histórias de Mulheres Negras Paraibanas: a construção da identidade negra e afirmação da cidadania”, financiado pelo PIBIC/CNPQ. Com base nas leituras e discussões que realizamos durante a pesquisa percebemos que dentre a temática mulher negra existe uma questão que se faz necessária ser estudada, a qual é discutida no presente trabalho, trata-se da intelectualidade das mulheres negras. Estas produzem conhecimento, porém não são consideradas intelectuais por questões de pertencimento étnico e social. Desta feita na feitura deste trabalho interagimos com as leituras realizadas e as relacionamos com as entrevistas realizadas com duas professoras negras. A partir de então as delimitamos como provedoras de opiniões críticas que transformam o espaço da aprendizagem incluindo não apenas no curriculum, mas na metodologia do ensino, no discurso falado e ilustrado, que existe, uma cultura que é negada pela sociedade, num processo que vem desde a colonização, mas que a resistência pela mudança lhes permite hoje discutir as reais condições que submetem ou submeteram os negros e negras na sociedade brasileira. Sujeitado a viver na subalternidade, os depoimentos nos mostram que a educação é salvadora para que ocorra o deslocamento social. Com as experiências relatadas é considerável vê-las sim como intelectuais, tanto por suas trajetórias de vidas dentro da educação, como pela suas atuações contemporâneas, buscando a mudança de conteúdo, do lugar determinado ao negro e a visibilidade de uma cultura. Desde o período da colonização do Brasil aos dias atuais, sabemos que essas mulheres, vêm rompendo barreiras e desde então adentrando em espaços que antes eram de predomínio masculino e de mulheres brancas. O objetivo é mostrar o deslocamento da mulher negra, mesmo em meio ao preconceito e como formaram resistências para continuarem se movimentando dentro da sociedade, subindo níveis a cima do que lhes era permitido. As trajetórias de vidas aqui relatadas nos possibilitaram a percepção do quanto o racismo e o preconceito de gênero ainda persistem nos ambientes em geral. Partimos da história da mulher/negra observando suas lutas e resistências, o seu deslocamento tendo a educação como provedora dessa ascensão e ilustramos os relatos de vida, possibilitando ao outro o conhecimento de histórias de vidas de professoras transformadoras, as intelectuais da sociedade.
Descrição:
SANTOS, E. H. S. Mulheres negras intelectuais. 2015. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.