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Este trabalho tem como objetivo compreender as várias funções e características da avaliação da aprendizagem em Geografia e consequentemente melhorar as práticas avaliativas através de instrumentos pedagógicos que possam fortalecer o processo de ensino-aprendizagem. As transformações ocorridas no ensino de Geografia e na metodologia de ensino levam-nos a refletir sobre o momento de avaliação como um todo. Desta forma, para que a avaliação seja comprometida com a concepção pedagógica, considera-se que a mesma deve está comprometida com uma proposta de ensino e aprendizagem coerente com a concepção de homem aprendiz. Neste trabalho tenta-se aproximar das práticas concretas de avaliação da aprendizagem em Geografia, através de entrevistas com docentes, discentes, representações e observações do cotidiano feitas no decorrer da pesquisa. Assim considera-se importante este trabalho porque oferece dados empíricos que ajudam a desvelar a realidade da avaliação da aprendizagem; em termos práticos, pode estar ajudando através do resgate de atividades que os educando estão realizando, a apontar alguns caminhos, alternativas, perspectivas de superação da situação caótica da avaliação na escola brasileira nos dias atuais. A avaliação não se restringe ao julgamento sobre sucesso ou fracasso do aluno, é compreendida como um conjunto de atuação que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica. Acontece contínua e sistematicamente por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno. (PCNs v1 – 1997). Os critérios de avaliação apontam as experiências educativas a que os alunos devem ter acesso e que são considerados essenciais para o desenvolvimento e socialização, onde as expectativas de aprendizagem que se tem para os alunos devem estar expressas de maneira clara nos objetivos e nos critérios de avaliação propostos. Com análise dos critérios de avaliação e os indicadores expressos pelos alunos, surgem novos propósitos no que diz respeito à avaliação. |
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