Resumo:
A presente pesquisa teve como objetivo principal analisar as concepções que os estudantes
adquiriram ao final da educação básica com relação ao bloco do tratamento da informação na
matemática. Como base para o estudo adotamos como principais teóricos Pozo (1998), Polya
(1995), Dante (2000), Van de Walle (2009), dentre outros autores e, os documentos oficiais:
Brasil (2009) e Paraíba (2010), bem como os programas nacionais de avaliação, IDEB,
ENEM, INAF, apresentando seus resultados mais recentes. A pesquisa foi desenvolvida com
87 discentes de quatro turmas de duas escolas públicas que estão adotando a nova proposta do
indicada pelo Ministério da Educação para os últimos anos finais do Ensino Básico: o Ensino
Médio Inovador. A metodologia da pesquisa foi caracterizada como um estudo descritivo e
exploratório do tipo estudo de caso simples com única interação de dados. Para isso adotamos
como principais instrumentos de pesquisa um questionário semiestruturado aplicado aos
discentes das escolas observadas e, uma entrevista estruturada aplicada aos administradores
escolares. O estudo foi realizado no período de setembro a outubro de 2012, em Campina
Grande, Paraíba. Como resultado tem-se que as principais concepções dos estudantes quanto à
temática do tratamento da informação é considerada satisfatória, tendo em vista que esses
estudantes apresentaram um bom entendimento com relação à temática avaliada. A pesquisa
também evidenciou muitos problemas na implantação e na execução do programa Ensino
Médio Inovador nas escolas observadas. Este programa ainda necessita de ajustes essenciais,
cuja ausência compromete o desenvolvimento educativo dos estudantes, fato este que merece
atenção das autoridades públicas responsáveis.
Descrição:
ALVES, L. dos S.
Tratamento da informação na Matemática: Uma
análise das concepções dos estudantes a partir da resolução de
problemas. 2012. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.