UEPB - Repositório Digital

Arquivos escolares: um estudo comparativo entre escolas públicas e privadas de João Pessoa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barbosa, Irany Rodrigues
dc.date.accessioned 2016-03-02T14:17:30Z
dc.date.available 2016-03-02T14:17:30Z
dc.date.issued 2014-11-27 pt_BR
dc.identifier.other CDD 027.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8886
dc.description BARBOSA, I. R. Arquivos escolares: um estudo comparativo entre escolas públicas e privadas de João Pessoa. 2014. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract No contexto das escolas do nosso país nos deparamos com uma forte realidade: o mundo novo das tecnologias da informação e comunicação (TIC´s), que abrem novos espaços para o conhecimento e novos investimentos em tecnologia para auxiliar tanto a escola em suas atividades pedagógicas quanto administrativas, e os alunos que mais do que nunca precisam estar capacitados e inclusos no mundo da tecnologia. Nesse contexto o governo federal vem investindo na inclusão digital e reestruturando as escolas públicas através de projetos voltados ao uso de novas tecnologias. Mas é preciso reconhecer que os arquivos escolares no Brasil,mais precisamente das escolas de João Pessoa, onde foi realizada esta pesquisa, ainda estão em déficit no que se refere à inserção de gestão tecnológica e até convencional, mesmo se tratando de escolas particulares que já se encontram estruturadas com softwares em suas secretarias.A partir desse contexto, o trabalho se propõe a analisar os diferentes sistemas tecnológicos no ambiente das escolas públicas e privadas de João Pessoa. Dentro desta perspectiva a pesquisa se caracteriza em exploratória com abordagem quantiqualitativa, método comparativo e foram utilizadas como instrumento de coleta de dados a observação assistemática e a entrevista semiestruturada, que foi aplicada com os funcionários/servidores dos arquivos e gestores das escolas. confirmamos parcialmente a hipótese lançada pelo fato de as escolas privadas utilizarem softwares na gestão documental, mas não em todos os documentos e sim aqueles gerados pós implantação do software e com isso alertamos que mais do que um software que gerencie a escola é necessário que se tenha um arquivista para que não haja prejuízos na gestão documental. Concluímos que não há uma legislação estadual que oriente as escolas na eliminação de documentos muito menos na gestão documental e implantação de uma política arquivística que aborde sistema de gestão arquivística de documentos digitais (SIGAD) para as escolas que já possuem softwares nesse caso as escolas privadas. Juntando tudo isso com a falta do profissional arquivista nos arquivos escolares tanto nas escolas públicas quanto nas privadas destacamos as distorções nas informações e métodos utilizados na organização desses arquivos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Henrique Elias Cabral França pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Arquivos escolares pt_BR
dc.subject Softwares de gestão de arquivos pt_BR
dc.subject Escolas públicas e privadas pt_BR
dc.title Arquivos escolares: um estudo comparativo entre escolas públicas e privadas de João Pessoa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta