Resumo:
Trata-se de uma pesquisa sobre ensino de Geografia, realizada na E.E.E.F.M. Monsenhor Odilon Alves Pedrosa, Sapé, PB, durante a prática do estágio supervisionado, no ensino fundamental e médio, a qual, foi desenvolvida através da intervenção realizada em sala de aula que serviu de composição para este relato, as impressões vivências neste período, a relação entre a realidade do aluno atrelada ao conhecimento geográfico. Como objetivo, procuramos fazer reflexões e sugerir novas perspectivas para o ensino de Geografia, assim como, relacionar a realidade escolar dos alunos aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula. A abordagem metodológica dialética da natureza foi escolhida, pois, relaciona as contradições e as transformações sociais associadas ao meio escolar, assim como, as relações desenvolvidas em sala de aula, os conteúdos e metodologias aplicados. Os instrumentos foram conversas informais com a gestora, professores e alunos, registro fotográfico, caracterização do espaço escolar, levantamento bibliográfico, as discussões se deram a partir das reflexões de Callai (2001), Cavalcante (2006), Pontuschka (2001),Libâneo (2008) entre outros. Diagnosticou-se que é muito importante os professores agregarem os conhecimentos e opiniões dos alunos para promover essa integração entre o conhecimento geográfico e as vivências dos alunos, no entanto, foram evidenciadas muitas dificuldades nessa prática. Constatou-se ainda o quanto são ricas as vivências dos alunos e como ele tem a contribuir nas aulas de Geografia.
Descrição:
BRITO, G. S. Relato de aula: Impressões da intervenção realizada na E.E.E.F.M.Monsenhor Odilon Alves Pedrosa, Sapé/PB. 2015. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.