Resumo:
O presente trabalho busca resgatar através da perspectiva arquivística a memória
da professora e poetisa paraibana Anayde da Costa Beiriz por meio da confrontação
de duas obras de referência em suportes e gêneros distintos o livro do escritor
paraíbano José Jofilly intitulado Anayde Beiriz, Paixão e Morte na Revolução de 30 e
o filme da cineasta carioca Tizuka Yamasaki, Parahyba, Mulher Macho. Expomos as
relações de suportes e gêneros documentais, demonstrando que cada um pode
conter informações divergentes devido ao processo criativo próprio de cada autor,
podendo assim apresentar informações e “distorções” acerca da vida de Anayde
Beiriz. Refletimos conceitos de memória individual e coletiva de pensadores
renomados sobre a temática , Maurice Halbawachs e Jacques Le Goff. Para realizar
o resgate da memória de Anayde Beiriz se fez necessário relatar o contexto político
sócio-político e econômico da época, enfatizando o risco de ocorrer manipulação de
memória quando há uma luta de classes, no qual poderá existir uma tendência à
adulteração da história em favor da classe dominante. Incluímos a função social dos
arquivos e sua imparcialidade como instrumento de salvaguarda de memória.
Descrição:
AMORIM, W. C. O. de. Confrontação de gêneros documentais: resgate da memória de Anayde Beiriz. 2014. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. [Monografia]