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Atualmente, dado o avanço tecnológico e a burocratização dos serviços, houve uma crescente na produção documental, tanto nas instituições públicas, como nas instituições privadas. Considerando que a gestão desses documentos é imperativa para a consecução das atividades das instituições, e considerando, também, que o Arquivista é o profissional norteador, no que se refere à criação de diretrizes para se normalizar e racionalizar a produção documental, a fim de evitar documentos duplicados e o desperdício tanto de tempo, como de material por conta da produção documental, evitando, assim, o surgimento de massa documental acumulada. Analisamos, neste trabalho, a participação do Arquivista na produção documental, por meio dos sistemas de protocolo, no âmbito público, dos órgãos vinculados à Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba. Este trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória, na qual utilizamos a abordagem quantitativa e qualitativa, e utilizamos um questionário como instrumento de coleta de dados. Para um entendimento melhor acerca do tema proposto, discutimos a Gestão de Documentos, os Sistemas de Informação e o Sistema de recuperação da Informação. Após análise, notamos que, aos poucos, os Arquivistas têm ganhado seu espaço nos protocolos, visto que encontramos um Arquivista e um Graduando em Arquivologia nos protocolos dos órgãos pesquisados. |
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