Resumo:
Este trabalho tem o objetivo de refletir o lugar que tem a história local no ensino fundamental II das escolas públicas do município de Araçagi, Paraíba. Para tanto, fez-se um estudo dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) das escolas, bem como uma análise dos discursos dos professores de história, a fim de fazer um contraponto entre o que prescrevem as escolas, o que dizem os professores e o que está proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), no que concerne o estudo do lugar onde estão inseridos os alunos. O estudo em questão dialoga com os conceitos de história local e consciência histórica, o que nos possibilita pensar o quanto o ensino de história local pode ajudar os alunos a pensarem historicamente e, assim, tornarem-se sujeitos mais conscientes de sua realidade. Ao ser concluída a análise dos materiais, a conclusão que chegamos foi a de a história local, mesmo sendo referenciada pelos PPPs, os professores enfrentam dificuldades de pô-la em prática na sala de aula, devido a falta de materiais apropriados, de orientações e de incentivo por parte da gestão escolar.
Descrição:
MARTINS, L. M. O lugar da história local no ensino fundamental II das escolas públicas de Araçagi - PB. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.