UEPB - Repositório Digital

O papel do professor no processo de letramento: desafios e possibilidades

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Rangel, Maria Gilda Holanda
dc.date.accessioned 2016-03-11T14:48:12Z
dc.date.available 2016-03-11T14:48:12Z
dc.date.issued 2014-09-27
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9076
dc.description RAGEL, Maria Gilda Holanda. O papel do professor no processo de letramento: desafios e possibilidades. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo traz em seu bojo aspectos relacionados à temática sobre Leitura e as suas estratégias, onde explicita as dificuldades compreendidas no universo complexo de propriedades em que o educador deve estar preparado para trabalhar a leitura de forma dinâmica e objetiva. Tal pesquisa tem o fito principal de Analisar como a Leitura é desenvolvida no 4º e 5° Ano de uma escola da rede pública estadual, em Conceição Estado da Paraíba, sendo que os objetivos específicos se coadunam em Identificar de que forma os professores trabalham a leitura em sala de aula; Destacar as estratégias da leitura no contexto da sala de aula, embasada em Solé (2000); Antunes (2009); Lajolo; Zilberman (2001), Cavalcante Filho (2011), Silva (2002), Silva (2008), Silva (2011) e outros especializados na área da temática abordada, os quais ressaltaram a importância da leitura é muito maior que a decodificação de sinais, visto que se devem possibilitar estratégias ao aplicar os conteúdos da leitura, em atividades desenvolvidas na sala de aula, além de possibilitar um momento que envolve criação da cidadania e o desenvolvimento na socialização de uma visão de mundo da leitura. A metodologia utilizada foi a pesquisa teórico-bibliográfica, a saber: fichamentos de documentos, artigos, monografias, livros, jornais e outras fontes de publicações acadêmicas. Para tanto, buscou-se responder os objetivos propostos nas análises de dados e nas Considerações finais pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Alberto Edvanildo Sobreira Coura pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Estratégia de leitura pt_BR
dc.subject Concepções de leitura pt_BR
dc.title O papel do professor no processo de letramento: desafios e possibilidades pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta